De forma geral, é responsabilidade de todos (principalmente pais e professores) promover as competências socioemocionais dos mais jovens, prevenir os agravos em saúde mental ou comportamentos inadequados e, mesmo quando já ocorridos, enfrentar as situações adversas que podem prejudicar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Infelizmente, em alguns contextos escolares a realidade é muito problemática não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Mesmo em boas escolas é preciso manter o constante aperfeiçoamento do trabalho e estabelecer boas práticas em conjunto com as famílias dos alunos. Pois, a maioria dos desafios não são exclusivamente problemas escolares ou familiares, mas se confundem e ambos os ambientes podem ajudar ou piorar diversas situações.

O workshop “Pais e Filhos (e Professores) Numa Boa” é uma proposta de apoio aos professores para construírem planos de trabalho juntamente com os pais, que visam o desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, habilidades sociais, comportamentos pró-sociais e potencialização da aprendizagem escolar.

A duração do workshop é de 8h00 no total, que pode ser dividido em 2 ou mais encontros com os professores. É recomendado que os pais também participem do Workshop na versão “Pais e Filhos Numa Boa” em outro momento e/ou local, com duração de 4h00, no qual as crianças participam, em ambiente separado, de atividades para educação emocional e habilidades relacionais.

 

A faixa etária dos filhos para esta intervenção é de crianças de 2 a 9 anos.