Pais e filhos numa boa!

O workshop “Pais e Filhos Numa Boa” é uma proposta de atendimento pontual em grupo com pais de crianças que apresentam alguma demanda relacionada a dificuldades para exercer a parentalidade (educação e relacionamento com os filhos). Como por exemplo:


• Desobediências em geral (mentiras, roubos, o uso da TV, comportamento inadequado em público, brigas com colegas ou irmãos, resistência na hora de dormir, problemas na hora de comer...);

• Os medos (noturno, de situações, lugares, animais ou insetos...);

• Enurese noturna (urinar durante o sono);

• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

• Rendimento e comportamento na escola; e

• Problemas relacionados ao divórcio dos pais, com famílias em recasamento ou monoparentais (mães ou pais sozinhos).


A atividade toda tem duração prevista para 3h00, com intervalos de 10 minutos entre cada tema de atividade trabalhado em 50 minutos. Considera-se necessária a participação de no mínimo 6 casais (duplas) ou indivíduos e, no máximo, 9 casais ou 9 indivíduos responsáveis legais por crianças com idades entre 2 e 9 anos.

Este workshop foi elaborado pelo psicólogo Luis Antonio Silva Bernardo (CRP 19/IP-004142) com base em sua experiência profissional e acadêmica, que se inspirou em modelos de programas baseados em evidências científicas e teorias amplamente estabelecidas em diversos países, não se limitando apenas a uma forma de adaptação de algum programa específico, mas reunindo e propondo a aplicação de diversos princípios da psicologia que os pais podem utilizar na educação dos seus filhos.

As atividades são divididas em 3 momentos com cerca de 50 minutos cada, nos quais são abordados temas diferentes em cada um deles, relacionados a competências e estratégias que os pais podem utilizar no processo de educação dos filhos, especificamente na fase da infância. São utilizadas metodologias ativas, interativas, psicoeducativas e são fornecidos materiais para anotação dos principais tópicos apresentados.

No primeiro momento, são elaboradas de forma interativa os sistemas individualizados para cada família manejar da maneira mais adequada os diversos problemas ou as principais preocupações que cada responsável possui quanto aos comportamentos dos filhos e filhas.

Na segunda parte do workshop é realizada uma apresentação com os principais conceitos necessários para que os responsáveis aproveitem os melhores momentos com seus filhos, de forma agradável e lúdica, para desenvolver as habilidades mais importantes que atualmente são necessárias, mais esperadas na escola (futuramente profissional) e preventivas quanto ao uso de drogas, comportamentos delinquentes, gravidez precoce e outros riscos para a vida saudável. Os responsáveis também participam ativamente neste momento numa atividade de auto-observação e discussão com o grupo.

Na última etapa de 50 minutos é realizada uma atividade prática com o grupo de responsáveis subdivididos em 2 ou 3 grupos (conforme o número de participanetes) para vivenciarem uma proposta do que fazer quando tudo dá errado ou surgem os momentos mais tensos e conturbados nas relações familiares.

Ao final, os pais ou responsáveis podem compor com os materiais individuais uma pequena apostila ou seu próprio manual personalizado, que servirá como ferramenta a ser utilizada na prática cotidiana de educar os filhos.

Após um mês, cada casal ou responsável receberá um atendimento on-line (ou presencial, se possível) para acompanhamento de segmento individualizado e ajuste personalizado (follow up) de acordo com as necessidades específicas de cada família, já incluso no valor pago pela participação no workshop.

Atualmente o workshop pode ser realizado em grupos presenciais ou através da internet com o uso de ferramentas de tecnologia próprias para vídeo chamadas.

Inscreva-se para participar do próximo workshop através do e-mail: bernardo.luis@gmail.com, pelo número de telefone e WhatsApp: (79) 99947-9949 ou deixe seu recado para maiores informações na página do site.